Death Note conta a história de Yagami Raito, um estudante prodígio que leva uma vida tediosa do seu ponto de vista. Entretanto isso muda quando ele encontra um estranho caderno chamado "Death Note", nele estava escrito que o nome do humano cujo o nome fosse escrito nele morreria em 40 segundos, ele acreditou, a principio, se tratar de uma brincadeira mas após testá-lo começa a aplicar uma punição em quem ele considera perigoso e assim se tornar o "Deus do novo mundo", pouco depois ele descobre que o caderno tinha um dono: um shinigami(Deus da Morte) chamado Ryuuku que assim como Raito, estava entediado. Devido ao número crescente de mortes a policia começa a desconfiar que existe alguém por trás disso, então a policia começa um trabalho com L nomeado o melhor detetive do mundo. Raito agora é intitulado Kira por seus admiradores e continua seus planos de "limpar o mundo", então começa um jogo entre L e Raito para ver quem descobre a identidade do outro primeiro.
Devido aos fatos seguintes como Raito conseguir informações confidenciais e os horários em que mata L suspeita que Kira seja um estudante, então coloca diversas cameras em seu quarto, entretanto ele consegue despistá-las controlando a hora das mortes entre outros planos.
L ainda suspeitava de Raito então entrou na mesma faculdade utilizando um nome falso, pouco depois revela sua identidade e convida ele para integrar a equipe de investigação para continuar vigiando-o.
Mais tarde aparece o "Segundo Kira" que pode matar as pessoas sem saber seus nomes, o 2º Kira na verdade é uma garota chamada Amane Misa que pede que Raito se torne namorado dela em troca ela descobriria o nome de L eventualmente deduz que Misa é o 2º Kira entretanto ela abdica o Death Note(perde as memórias e posse do mesmo) com várias evidencias sobre si Raito pede que L o prenda, este também abdica o caderno.
Depois de provada a "inocência" dos dois eles prendem o "novo Kira" Kyosuke Higuchi, membro da Youtsuba(uma grande corporação), quando Raito toca no Death Note de Higuchi suas memórias voltam, e faz com que Reimu (Shinigami que acompanha Misa) mate L.
6 anos depois Raito vive como L e Kira, sendo apoiado por diversos paises, algum tempo depois o verdadeiro sucessor de L aparece: Near, um garoto que cresceu no mesmo orfanato de L e seu rival Mello, Near pede auxilo para Raito para capturar Kira, Raito então consegue Teru Mikami alguém em quem ele confie para fazer os julgamentos e Takada que uma "porta voz de Kira".
Near e sua equipe(SPK) investigam os 3, e percebem a mudança na rotina de Mikami e ganham acesso ao verdadeiro Death Note. Comparando os nomes do caderno real com o falso, Near descobre o plano de Raito para fazer com que Mikami carregue um Death Note falso para servir como isca. Então, Near troca os cadernos por cópias perfeitas.
Raito e Near se encontram em um velho galpão, Raito planejava fazer Mikami matar todos exceto ele, como o Death Note era falso ninguém morreu, ele confessa ser Kira e tenta matar Near com um fragmento do caderno entrentando Matsuda(que fazia parte da equipe do "L original" e do pai de Raito) dá um tiro nele, este foge e pede para que Ryuuku escreva os nomes no Death Note. Ao ver a situação de Raito, Ryuuku escreve seu nome no caderno. Raito implora por sua vida, porém, é em vão.
André de O. Matumoto